Lisboa… Cidade dos espiões!

Um jogo de estratégia e perspicácia que leva os seus integrantes aos meandros da Lisboa da Segunda Guerra Mundial.


Embora poucas tenham sido as armas disparadas em Lisboa durante a 2ª Guerra Mundial, a cidade teve um papel preponderante no conflito.

Era nos cafés do Rossio e na Avenida da Liberdade, iluminados pelos candeeiros de rua e pelos reclames luminosos, que se cruzavam diplomatas, espiões, realeza e refugiados, vindos de todos os cantos de uma Europa às escuras. As armas na capital eram outras: intriga e traição. Danças e contradanças entre membros das polícias secretas alemãs, britânicas e americanas.


A capital portuguesa foi, nesse período do conflito, o local para onde tudo e todos convergiam, atraídos pela paz reinante numa Europa devastada e alguma abundância para quem dispunha de divisas. Tanto os serviços secretos aliados como os alemães mantinham em Lisboa intensa actividade, aos quais se juntava a presença de espiões norte-americanos. Todos viveram nas sobras da cidade com algum glamour no trabalho de prestar informações que a cada um dos seus países interessava.

É esta mística peculiar de Lisboa nos anos de 1940 a 1945, que a posição geoestratégica da cidade permitiu criar.


A cidade na época foi casa de mais de um milhão de refugiados, de escritores, artistas, magnatas e oficiais vindos de toda a Europa.

Lisboa era a última paragem no Velho Continente para todos os que tentavam escapar da guerra e dos que, confortavelmente instalados nos hotéis de Lisboa ou da Linha de Cascais, esbanjavam as fortunas no Casino Estoril, onde nas salas cheias de fumo espiões jogavam blackjack e roleta com membros exilados da realeza europeia.


Durante a guerra, a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado dedicava-se a observar os agentes Britânicos e Alemães, enquanto que estes se observavam uns aos outros, sempre atentos aos movimentos dos barcos que as nações de uns e outros faziam atracar no Tejo.


É com base nesta realidade do passado da cidade de Lisboa que a LEAV convida as empresas a realizarem acções de Team Building, nos mesmos cenários em que coexistiram espiões dos Aliados e do Eixo.

Para falar connosco e saber mais sobre esta actividade, clique aqui!

© 2020 LEAV Tourism  | Todos os direitos reservados  |  Tuk On Me é uma divisão da LEAV Tourism

Receba a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades

LEAV Tourism  |  Rua das Olarias, 62-A  |  1100-381 Lisboa  |  Portugal