Roteiro com prova de Vinhos e Licores em Lisboa

Este é um roteiro com prova de vinhos e licores, que é à prova de frio. É ainda a prova de que em Lisboa convivem o espírito de ontem – em recantos tradicionais e castiços que sobrevivem à prova do tempo – e sofisticados espaços que refletem as novas tendências. Suba num dos nossos tuk tuk ecológicos, elétricos e silenciosos e venha provar como temos razão.

ViniPortugal

A ViniPortugal – Organização Interprofissional do Vinho de Portugal, gestora da marca Wines of Portugal – tem a sua Sala de Provas de Vinhos de Portugal, também conhecida por Sala Ogival de Lisboa, sediada na ala poente do Terreiro do Paço e é um espaço obrigatório para todos os apreciadores de vinho, ou para todos aqueles que desejem conhecer melhor este universo, as castas portuguesas e a produção nacional. Coloca à disposição mais de 1000 vinhos, provenientes de todo o país, oferecendo ainda provas temáticas e uma agenda de eventos vínicos.


Chafariz do Vinho – Enoteca

Vinhos portugueses, vinhos novos, vinhos velhos, espumantes, reservas, e até vinhos raros podem ser apreciados no Chafariz do Vinho, apropriadamente designado de enoteca. Prova de vinhos do Porto e percorrer parte das galerias subterrâneas, desde o Príncipe Real ao Chafariz do Vinho, na Rua da Mãe d’Água à Praça da Alegria, por onde, em tempos, vindo do Aqueduto das Águas Livres, se fazia o abastecimento de água à cidade – graças à colaboração com o Museu da Água – são atrações extra a ter em conta, quando visitar este espaço. A garrafeira situa-se nos túneis do Chafariz, o que permite que os vinhos sejam armazenados à temperatura ideal para serem servidos.


Lisbon Winery

No Bairro Alto, há muito que a Lisbon Winery – Centro de Provas e Bar de Vinhos em Lisboa é ponto de romaria dos amantes de vinho. O vinho, servido a copo, é de produção nacional e todas as mais de 100 referências da lista são de pequenos produtores. Pode acompanhar a prova com outros sabores tradicionais. Os típicos enchidos de porco preto alentejanos, queijos artesanais, azeites extra virgem e presunto são algumas das iguarias que rivalizam com os vinhos da casa.


Quinta de Sant’Ana

Em Mafra, num cenário edílico e bucólico, a Quinta de Sant’Ana tem programas de provas de vinhos, onde se inclui visita à vinha e à adega da propriedade, a qual, desde 2016, altura em que abriu um pequeno enoturismo, se vocacionou para a produção de vinhos biológicos. Jantares vínicos, piqueniques e workshops completam a oferta. Uma casa com história e uma história ainda com muitos capítulos por percorrer e que pode cruzar com a sua própria, desenhando um evento à medida, que é outra das possibilidades.


A Ginjinha

Não podíamos deixar de a referir, muito embora, aqui, o ‘vinho’ seja outro. De portas abertas desde 1840 e a receber prémios desde 1923 – como se pode ler na gravação do balcão –, Ginjinha Espinheira, conhecida apenas por A Ginjinha, no número 8 do Largo de São Domingos, vai servindo copos de ginjinha – com ou sem elas, que, nestas coisas, o freguês é quem manda – a um ritmo inaudito numa loja tradicional. A clientela é eclética e fiel. Tanto serve os habitués de toda uma vida, como artistas e espectadores do Coliseu dos Recreios, como os muitos turistas de todo o mundo que já trazem a loja referenciada. Pequena como uma ginja, simples, honesta e autêntica, vale a pena ir à Ginjinha, uma pequena pérola do património lisboeta, de ambiente singular.

Se depois disto ficou com vontade de fazer um roteiro de vinhos e licores por Lisboa, fale connosco!

© 2020 LEAV Tourism  | Todos os direitos reservados  |  Tuk On Me é uma divisão da LEAV Tourism

Receba a nossa newsletter e esteja a par de todas as novidades

LEAV Tourism  |  Rua das Olarias, 62-A  |  1100-381 Lisboa  |  Portugal